lutas

Lutador de Tefé-AM inventa vitória em evento de Rondônia no qual não esteve

Uma notícia diferente está movimentando o mundo das artes marciais na Região Norte do Brasil, celeiro de cascas grossas de renome internacional. No último sábado, 7 de agosto, o lutador amazonense Claudiomar Cruz, o Cláudio Pitibull, se envolveu numa grande polêmica no MMA profissional. Ele disse ter conquistado um cinturão num evento no qual nem passou perto de competir. Foi descoberto e denunciado pela organização do Rondônia Champions Day.

 

Tudo começou no mês de julho, quando o atleta fez uma campanha nas redes sociais e grupos de Whatsapp no qual pedia ajuda pública e privada para lutar na conhecida organização com sede no estado de Rondônia. Competidor do peso mosca (até 57 kg),  Pitbull sensibilizou empresários  e até mesmo a Prefeitura de Tefé, município localizado a 523 quilômetros de Manaus.  O problema é que ele nunca foi chamado para lutar no Champions Day.  O cartaz do combate foi falsificado.

 

“O cartaz era fake. O atleta Lendel Mascarenhas lutou no meu evento, mas ele é da categoria até 72 kg e nós também não fizemos cartaz de luta casada, só cartaz individual. Ele (Cláudio Pitbull) simplesmente fez essa montagem fuleira”, disse Júnior Oliveira, organizador do Rondônia Champions Day em entrevista ao site Emanuel Sports, referência na divulgação do MMA na Região Norte.

 

Como tudo começou – Na tentativa de apoiar minimamente com divulgação gratuita a carreira de um atleta vindo do interior, o  próprio portal Emanuel Sports publicou a matéria sobre a suposta luta no dia 19 de julho (veja: https://www.emanuelsports.com.br/claudio-pitbull-de-tefe-am-disputa-rondonia-champions-no-dia-7-de-agosto/), baseado no cartaz que não imaginava ser uma montagem. A mesma notícia foi divulgada pelo site Globo Esporte Amazonas no dia 20 (veja: https://ge.globo.com/am/noticia/claudio-pitbull-de-tefe-am-encara-lendel-mascarenhas-pelo-cinturao-do-rondonia-champions.ghtml). 

 

 

A casa caiu – No último domingo, 8 de agosto, o lutador procurou o editor do site Emanuel Sports para divulgar a sua suposta vitória no estado vizinho.  Só que aí ele foi “nocauteado” pela experiência do portal, que desconfiou da “façanha”. Pitbull disse que “venceu a luta por nocaute técnico aos 3 minutos e 45 segundos do primeiro round”, mas foi desafiado a mandar o resultado e as fotos oficiais lutando o evento, o contato do organizador e outras informações pertinentes ao mundo do MMA.

 

 

A solicitação não foi atendida. Mesmo assim o lutador mandou fotos no qual posava com um cinturão, um troféu e a bandeira de Tefé. Até ferimento no supercílio ele aparentava ter. A desconfiança era grande. Na terça-feira, 10, o portal Emanuel Sports, enfim, conseguiu o contato do organizador do Rondônia Champions Day e descobriu que se tratava de armação. Cláudio Pitbull não passou perto do evento de Rondônia. Até o cinturão e o troféu que ele alega ter conquistado foi comprado, sabe-se lá onde. Era um campeão de mentira, para lamento do próprio esporte e dos fãs do MMA.

 

“Cláudio Pitbull se passou por atleta e participante dessa edição do Rondônia Champions Day, fato este que não ocorreu. Nunca troquei mensagem, ligação ou algo do tipo com esse rapaz. É triste porque várias pessoas aí da cidade de Tefé entraram em contato comigo, perguntando a respeito dessa situação se ele tinha ganhado o cinturão ou não”, afirmou Júnior Oliveira.

O organizador disse que o campeão ilusório já enviou um vídeo se desculpando pela situação. Para Júnior Oliveira, a atitude de Pitbull é ruim para a imagem do esporte e atrapalha até mesmo a credibilidade dos organizadores junto aos patrocinadores.

“É uma atitude triste, porque a gente batalha anos e anos pela valorização da nossa classe, para conquistar o nosso espaço e conseguir uma confiança para os empresários e eles apoiarem o esporte e aí acontece essa situação, um cara que se diz campeão e que conquistou um título que não existe”, concluiu o organizador do Rondônia Champions Day.

 

O outro lado – O caso chocou o esporte de Tefé, com repercussão também no mundo das artes marciais do Amazonas e da Região Norte. Nas cordas após a descoberta, Pitbull gravou um vídeo e assumiu o erro. Ele não contou toda a história, mas pediu perdão.

 

“Venho falar um fato que não ocorreu, de eu ter ido para Rondônia lutar o evento Champions Day. Então, eu não lutei o evento, eu peço desculpas a todos, peço perdão a alguns patrocinadores que me ajudaram,  inclusive a Prefeitura de Tefé. A partir de hoje eu encerro com qualquer trabalho envolvendo o MMA, eu encerro a minha carreira como lutador. Peço perdão a todas aquelas pessoas que estavam torcendo por mim na cidade de Tefé”, disse Cláudio Pitbull.

 

A notícia repercutiu primeiro em Rondônia:

Link 1: https://www.newsrondonia.com.br/noticia/180458-atleta-do-amazonas-afirma-que-ganhou-campeonato-em-rondonia-e-posta-foto-com-trofeu-falso-por-anderson-nascimento 

Link 2: https://www.newsrondonia.com.br/noticia/180571-me-perdoe-em-video-lutador-pede-perdao-e-afirma-que-vai-encerrar-carreira-por-anderson-nascimento 

 

Texto: Emanuel Mendes Siqueira

Fotos: Divulgação

 

 

Mais Popular

To Top