olímpicos

Seletiva de Wrestling aponta atletas estudantes que vão representar o Amazonas nos JEBs 2024

Trinta atletas estudantes vão representar o Amazonas na modalidade Wrestling nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2024). A competição nacional organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) acontece no período de 17 a 25 de maio, em Aracaju (SE). 

A seletiva estadual foi realizada nesta sexta-feira (29/03), no ginásio da Assembleia Legislativa do Amazonas. A organização foi da Federação Amazonense de Desporto Escolar (FADE), em parceria com a Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Luta Olímpica (FALLE). 

Com a presença de 80 atletas estudantes, representando projetos sociais e academias de Manaus, Maués, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, a competição teve disputas nas diferentes categorias da Luta Greco-Romana e dos Estilos Livre Masculino e Feminino. 

No Estilo Livre Feminino, a estudante Jennifer de Souza Queiroz, de 15 anos, aluna do 1° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro (Redenção), garantiu a classificação na categoria até 40 kg. Essa será sua terceira participação nos JEBs – esteve em Brasília 2022 e Rio de Janeiro 2023. Também no ano passado, no Rio de Janeiro, a menina prodígio disputou a Gymnasiade (Mundial Escolar Sub-15). 

“Ano passado foi muito sacrificante: treinei muito, fiz dieta e cuidei da parte física para chegar aos JEBs, vencer e garantir a vaga no Mundial Escolar, competição em que fui medalha de prata. Para mim é muito gratificante estar aqui de novo e conseguir fazer tudo que fiz no ano passado, só que numa nova categoria e numa nova faixa etária”, disse a estudante, que treina wrestling com o professor Anderson Alves. 

Jennifer disse que a luta olímpica já mudou sua vida. Ela, que também treina jiu-jítsu, revelou que foi vítima de bullying na escola. A realidade agora é outra, pois a menina de ouro melhorou a defesa pessoal, além do condicionamento físico e mental. 

 

“A luta me ajudou, principalmente, a me defender porque antes eu sofria bullying na escola. O esporte também me ajudou a me tornar uma pessoa mais disciplinada e me ensinou alguns princípios da vida, como ser grata a tudo que Deus nos dá. Além disso, o wrestling abriu as portas do mundo para mim”, concluiu Jennifer, que se for campeã dos JEBs 2024 vai garantir vaga no Mundial Escolar Sub-18, em outubro, no Bahrein. 

Classificados:

 

 Estilo Livre Feminino

 

40kg – Jennifer Queiroz

43kg – Jennifer Santos

46kg – Deborah Rebeca Silva

49kg – Agata Ellen Franco (BJC)

53kg – Avril Karoline Oliveira

57kg – Maria de Jesus Barbosa

61kg – Vivian Jhuly Menezes

65kg – Gabriele Tanazor (BJC)

69kg – Agatha Amarantes (BJC)

73kg – Rayellem Oliveira

 

Estilo Livre Masculino 

 

45kg – Francisco Wilison Panduro (BJC)

48kg – Jhonata Saba Pereira (BJC)

51kg – Matheus Henrique Ribeiro

55kg – Maik Ibson Almeida

60kg – Alex Daniel Mota

65kg – Vitor Braga

71kg – Saulo Veloso (BJC)

80kg – João Matheus Silva

92kg – Sem Representante 

110kg – Akillys do Val

 

Estilo Greco-Romano

45kg – Raniel Veloso (BJC)

48kg – Angleson Rodrigues (Maues)

51kg – Eduardo Ramos (BJC)

55kg – João Gabriel Barreira (BJC)

60kg – Naian Lima

65kg – Otávio Rodrigues 

71kg – Jonathan Maxwel

80kg – Rafael Vieira Barbosa

92kg – Paulo Fernando Moraes (Maués)

110kg – Iago Oliveira

 

Assessoria de Imprensa:

Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Fotos: Miguel Almeida (Emanuel Sports & Marketing)

 

Mais Popular

To Top