amador

Escola do Grande Vitória é bicampeã brasileira de futsal

A Zona Leste mostrou sua força no futsal feminino. Na última semana, as meninas da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, o CMPM IV, do bairro Grande Vitória, conquistaram pelo segundo ano consecutivo o título dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 12 a 14 anos (Infantil), em Curitiba.

Sob o comando do professor Reinaldo Thompson, o CMPM IV venceu a Escola Estadual Maria Leite Marcoski, do Mato Grosso, por 2 a 0, com gols de Glena e Marcela, na grande final realizada na última quinta-feira, 21 de setembro, na capital paranaense.



Foi a quinta vitória consecutiva do time amazonense nesta edição da Segunda Divisão dos Jogos Escolares da Juventude – a escola do Grande Vitória já tinha sido campeã da Terceira Divisão no ano passado, em João Pessoa.

“Só tenho a agradecer essas meninas, que são guerreiras; ao coronel Guedes, que acreditou no meu trabalho; ao sargento Carvalho; a minha mãe Nossa Senhora; aos pais e responsáveis; a todo corpo policial da escola; aos professores que acreditam que a educação e o esporte podem caminhar juntos; ao meu coordenador Lelis, que me levou para o CMPM IV; e a todos que nos apóiam”, disse Thompson, que já chegou ao quinto titulo como técnico nos Jogos Escolares da Juventude.

O elenco campeão foi composto pelas seguintes atletas: Layane Miranda, Mônica Souza, Rosiane Sá, Beatriz Pereira, Alanis Gomes, Marcela Paiva, Geovanna Silva, Fabiane Jacaúna e Glenda Jacaúna.

Sobre a competição
A maior competição estudantil já realizada no País foi organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), levando esporte e cidadania para 4 mil atletas/alunos de todos os Estados do Brasil. Após as disputas em 13 modalidades (atletismo, handebol, badminton, basquete, ciclismo, futsal, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei), na última quinta-feira foram realizadas as finais e premiações dos torneios coletivos. Momentos inesquecíveis na vida dos futuros astros do esporte brasileiro.

Os números alcançados na capital paranaense bateram todos os recordes em 13 anos de realização dos Jogos Escolares. No total, 3.983 alunos-atletas de 1.401 escolas de todo o Brasil (515 escolas estaduais, 334 municipais e 552 escolas privadas) participaram do evento. Ao todo, 475 cidades brasileiras tiveram representantes em Curitiba, o que corresponde a cerca de 10% dos municípios brasileiros.

“Esta é a maior edição dos Jogos desde quando iniciamos o projeto, em 2005, superando todos os números de inscritos com a participação de todo o país. Isso significa que estamos alcançando mais cidades e escolas do país. Outro ponto importante é que mais da metade das escolas participantes vieram da rede pública, escolas municipais, estaduais ou federais”, disse Edgar Hubner, gerente de Juventude do COB e diretor geral do evento. “Além disso, notamos claramente da evolução das equipes nesta edição. Todos os estados estão se preparando melhor para o evento, aumentando o nível do esporte de base do país a cada ano”, completou Edgar.

Texto: Emanuel Mendes Siqueira (apoio COB)
Foto1: Divulgação
Fotos 2, 3 e 4: Washington Alves/COB

Mais Popular

To Top