Criado há dois anos, o JC Futebol Clube se apresenta como a nova força do município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) e mira a participação no Campeonato Amazonense da Série B ainda nesta temporada. A equipe é uma das inscritas na 1ª edição da Liga Olé de Futebol e usa a competição como laboratório para alçar voos mais altos no cenário local.
Presidido pelo empresário João Carlos Campos, 39, o novo clube está em fase de migração do amador para o profissional. Para isso, está investindo na estrutura física e na qualificação da comissão técnica com foco nas metas traçadas para o ano de 2019.
“O JC hoje é um clube com estrutura de nível profissional, com campo de treinamento, preparador físico, fisioterapeuta e todos os materiais necessários para fazer um bom trabalho. O grande propósito nosso é disputar a Segunda Divisão do Amazonense e, se Deus abençoar, chegar à Primeira Divisão”, disse João Carlos.
O “Tigre do Norte”, que usa as cores dourado e preto na camisa, está dando entrada na documentação junto à Federação Amazonense de Futebol (FAF), etapa que está sob a responsabilidade do desportista Luis Felipe Lameiras. O passo seguinte do JC de Itacoatiara será se credenciar na CBF.
O grupo é formado por 80% de atletas profissionais, incluindo atletas que passaram recentemente pelo Penarol e Iranduba. Os destaques são o zagueiro Thiago Brandão e o atacante Marajó.
“O elenco é formado por atletas que são oriundos do profissional e não disputamos campeonatos de pelada. Só entramos na Liga Olé porque é uma competição que usa campos oficiais, tem impedimento e arbitragem oficial. É um laboratório para a Série B”, ressaltou.
Na avaliação de João Carlos, o povo que mora na “Velha Serpa” merece ter dois clubes de alto nível para torcer. E pelo visto a ideia foi muito bem-vinda pelos moradores do município.
“Itacoatiara hoje vive a realidade de ter dois times participando das duas principais divisões do Amazonense. Nós tivemos um jogo preparatório lá no estádio Floro de Mendonça com a presença de 6 mil pessoas. Tem uma torcida que acredita num clube que está crescendo e isso para mim é um grande satisfação. Itacoatiara merece ter dois grandes clubes”, concluiu o dirigente.
Com o pé direito
Em seu primeiro jogo na Liga Olé, o JC Futebol Clube mostrou seu cartão de visitas ao vencer o Bragantino pelo placar de 4 a 3 no último domingo, 16 de junho, no estádio da Colina. Os gols da vitória foram marcados por Kaio Almeida (2), Josivaldo Marajó (1) e Vinícius Rangel (1), enquanto o alvinegro descontou com João Francisco (2) e Leandro Batista (1).
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785