olímpicos

Encontro de Veteranos reacende a chama do judô no Amazonas

O 2º Desafio Internacional de Judô de Veteranos foi além do esperado e reacendeu a chama dessa modalidade olímpica no Estado do Amazonas, com a presença lendas do esporte e diversos campeões que estavam afastados dos tatames. Organizado pela Associação dos Veteranos de Judô do Amazonas (Avejam), com apoio do Governo do Amazonas (Sejel), o evento aconteceu na manhã do último sábado, 2 de fevereiro, na Vila Olímpica de Manaus.

Recém-empossado presidente da Federação de Judô do Amazonas (Fejama), o sensei David Azevedo destacou que o desafio serviu como termômetro no processo de reaproximação da entidade com os clubes filiados.

“Ano passado tivemos 35 atletas e este ano dobramos a participação com a presença de campeões brasileiros e judocas com experiência em competições internacionais. Queremos reaproximar a federação de todos que fazem o judô do Estado e esse evento máster mostra que a Fejama está de portas abertas, valorizando todos que contribuem e contribuíram com o esporte. A expectativa é que teremos muito êxito nos eventos do calendário de 2019”, disse o dirigente.

A judoca Paula Borges, que foi a primeira mulher amazonense a ganhar um título de campeã brasileira (aos 13 anos, em 1997), esteve no desafio de sábado. Hoje com 37 anos e formada em Administração e Direito, ela também foi pioneira como primeira amazonense a ser convocada para uma seleção brasileira da modalidade. Contemporânea dos astros brasileiros João Derly e Tiago Camilo, Paula participou do Mundial da Juventude em Moscou e um Ibero-Americano e foi uma das atletas mais exaltadas pelos organizadores da programação na Vila Olímpica.

“Minha vida hoje se resume a trabalho. Estudei, fiz duas faculdades, fiz Administração e Direito e hoje eu apenas trabalho e continuo estudando, porque o estudo é importante. Quanto ao judô, hoje estou tentando voltar devagar para tentar integrar a seleção máster”, contou Paula, que foi revelada pela equipe Acopajam.

Prestígio do Governo

O secretário executivo da Sejel, o faixa preta de jiu-jítsu e judoca Guto Monteiro, representou o Governo no encontro de veteranos. Sua função na pasta é também cuidar da gestão de todas as lutas olímpicas e não olímpicas no Estado. A primeira medida da secretaria foi realizar uma pequena reforma nos vestiários que atendem os atletas de judô, jiu-jítsu e luta olímpica na Vila Olímpica. O próximo passo é revisar o sistema de iluminação do espaço.

“Esse é o primeiro evento que eles estão fazendo no ano. Com total apoio e determinação do governador Wilson Lima e do secretário Caio André, a orientação é que a gente tente cada vez mais melhorar e dar toda assistência – dentro do possível, com planejamento e organização -, para as nossas lutas”, destacou Guto.

 

Assessoria de Comunicação e fotos da Fejama:

Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

[email protected]

Mais Popular

To Top