olímpicos

Toronto Raptors é campeão da NBA pela primeira vez

O Toronto Raptors conquistou o título inédito da NBA. A franquia canadense venceu o Golden State Warriors por 114 a 110, nesta quinta-feira, 13 de junho, na Oracle Arena, em Oakland, na Califórnia, e fez 4 a 2 na série decisiva da melhor de sete. Com isso, os canadenses evitaram a necessidade de uma sétima partida e garantiram o primeiro troféu da maior competição de basquete do planeta.

A festa em Toronto dependeu de uma grande atuação coletiva do Raptors. Kyle Lowry (26), Pascal Siakam (26), Kawhi Leonard (22) e Fred VanVleet (22) somaram mais de 20 pontos. Serge Ibaka saiu do banco e marcou 15 pontos em 22 minutos em quadra. O pivô espanhol Marc Gasol marcou apenas três, mas compensou com nove rebotes, quatro assistências e presença na defesa.

Pelo lado do Golden State Warriors, o grande destaque foi Klay Thompson. O ala, que deixou a quadra no fim do terceiro quarto por causa de lesão no joelho, marcou 30 pontos em 32 minutos de jogo. Draymond Green anotou triplo-duplo, com 11 pontos, 13 assistências e incríveis 19 rebotes. Stephen Curry somou 21 pontos, número modesto comparado ao desempenho no restante da série. 

Conheça a história

A National Basketball Association teve pela primeira vez um time de fora dos Estados Unidos campeão da liga. O Toronto Raptors, franquia do Canadá, chegou à final da 73ª edição da NBA e disputou o primeiro título de sua história com o Golden State Warriors .

Criado a partir de 1993, depois que o empresário de Toronto, John Bitove, comprou vaga na liga norte-americana de basquete para a cidade por US$ 125 milhões, o Toronto Raptors começou sua caminhada na NBA na temporada de 1995/96.

Ao lado de outra equipe canadense, o Vancouver Grizzlies, o Toronto fez uma temporada muito abaixo do esperado com 21 vitórias e 61 derrotas. A sorte da equipe, no entanto, começou a mudar na temporada de 1998 depois de draftarem Vince Carter.

Liderado pelo ala-armador, o Raptors chegou aos playoffs pela primeira vez na temporada 1999/00. A equipe contava com Antônio Davis, Dell Curry (pai de Stephen Curry), Tracy McGrady e Muggsy Bogues. Porém, o time caiu na primeira rodada.

O auge da ‘era Carter’ foi levar o Toronto até as semifinais  da Conferência Leste na temporada 2000/01. Anos depois, Vince Carter deixou a franquia sem títulos e em seguida começou a ‘era Chris Bosh’, draftado em 2003.

Nessa época, o Toronto Raptors também contratou Andrea Bargnani, T.J. Ford e Anthony Parker e retornou aos playoffs após cinco anos, na temporada 2006/07, disputando novamente o mata-mata no ano seguinte.

Novamente sem títulos, a saída de Bosh em 2010 rendeu duas temporadas frustrantes para a franquia do Canadá até que o gerente Masai Ujiri chegou ao time em 2013 e reformulou a equipe. Nessa temporada chegaram Kyle Lowry, DeMar DeRozan e Jonas Valanciunas.

A partir daí a presença do Toronto Raptors nos playoffs da NBA se tornou constante, mas foi apenas nessa temporada que a glória foi alcançada. As chegadas de Kawhi Leonard e Danny Green, nos lugares de DeMar DeRozan e Jakob Poltl, fizeram o time ficar mais competitivo e elevar a qualidade dos passes.

 

Fonte: Super Esportes e IG Esportes
 
Fotos: AFP e Reuters

Mais Popular

To Top