lutas

Técnico venezuelano contribui para o desenvolvimento das lutas no Amazonas

Desde 2017, o treinador venezuelano Nestor Antonio Garcia vem dando significativa contribuição ao esporte olímpico amazonense de alto rendimento. Ele é o técnico da seleção estadual de wrestling da classe sênior e também trabalha na formação dos atletas das categorias de base no CT da Vila Olímpica de Manaus.

 

Além de ser um dos profissionais à frente da lapidação da elite e da base do wrestling do Amazonas, Nestor levou a equipe Team Garcia para a disputa do Campeonato Brasileiro de Luta Livre Esportiva 2020, realizado no último domingo, 13 de dezembro, no ginásio do Atlético Rio Negro Clube, em Manaus.

 

“É uma honra para nós, como imigrantes, participarmos tanto da luta olímpica quanto da luta livre esportiva. É uma oportunidade que o Amazonas está dando para nós, e é muito importante fazer parte disso porque a luta está no nosso sangue”, disse o professor.

 

Formando campeões

No Brasileiro de Luta Livre, a Team Garcia foi para o tatame com quatro atletas, sendo dois da categoria Juvenil (15 a 17 anos), um da Infantil (12 a 14 anos) e um do Adulto (acima de 18 anos). O time “venezuelano” faturou duas medalhas de ouro, sendo uma com Dionel Del Jesús Garcia Pérez (Adulto Masculino) e outra com Laysla Dias (Infantil Feminino).

 

“Estamos participando dos campeonatos como preparação para ver o aspecto emocional dos atletas, para provocar, testar e medir o estado físico e mental dos meninos e das meninas”, explicou Garcia, que foi atleta olímpico nos Jogos de Atlanta 1996 e treinador nos Jogos Rio 2016.

 

Calendário – De acordo com Garcia, o Amazonas tem metas ambiciosas no calendário de 2021 da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW). Ele listou inicialmente os Brasileiros das categorias Júnior (5 a 7 de março, Rio de Janeiro), Cadete (12 a 14 de março, João Pessoa) e Júnior (23 a 25 de abril, Brasília).

 

Outros objetivos são os Jogos da Juventude (novembro, Aracaju, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro), o Pan-Americano Sênior (27 a 30 de maio, Rio de Janeiro) e o Pan-Americano Cadete & Júnior (9 a 13 de junho, Buenos Aires, Argentina).

 

 

Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Agência de notícias Emanuel Sports & Marketing

Fotos adicionais: Álbum do professor Nestor Antonio Garcia

 

Mais Popular

To Top