lutas

Sem apoio oficial, família de judoca do AM vai bancar viagem ao Meeting de Base

O ano de 2019 começa como terminou 2018 para os atletas amazonenses de modalidades olímpicas de alto rendimento: com poucas perspectivas de apoio oficial por parte do Governo do Estado ou da Prefeitura de Manaus. Convocada para o Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21, a judoca Samanta Santos, de 17 anos, contará somente com a ajuda da família para participar do evento organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) no período de 1 a 2 de fevereiro, em São Paulo.

Samanta é faixa marrom, compete na categoria – 40 kg e representa a tradicional Associação Shogum, de Manaus. A convocação veio após a jovem judoca conquistar a medalha de prata nos Jogos Escolares da Juventude 2018, etapa 15 a 17 anos, em Natal. Atualmente a atleta é sétima colocada no ranking brasileiro Sub-18.

Ser selecionado pela CBJ para esse tipo de programação é algo raro para um atleta do Estado. Apesar disso, a talentosa menina nem sua equipe ainda não conseguiram sensibilizar ninguém no Poder Público sobre a importância de representar o esporte olímpico do Amazonas no Meeting. A falta de passagem aérea é o principal desafio neste momento e, segundo ela, somente a sua família poderá ajudar a dar um “ippon” no descaso oficial.

“É muito difícil como atleta aceitar essa falta de respeito! É triste ficar dependendo da boa vontade dos outros. Você treina todos os dias para no final eles falarem que não tem pesagem. Sempre tem uma desculpa para não ajudar. Isso acaba desmotivando os atletas”, lamenta Samanta.

Vitrine nacional
O professor e faixa preta Gláucio Mendonça, recém-eleito segundo vice-presidente da Federação Novo Judô Amazonas (FNJA), comentou sobre a importância de o Estado ter representantes no evento que faz parte do calendário oficial da CBJ em 2019.

“O Meeting de Base possibilita a atleta participar da seleção brasileira e somar pontos para ir ao Mundial e o Pan-Americano da categoria”, enfatizou Gláucio.

Resultados mais importantes de Samanta Santos em 2018:
Copa Fejama (campeã)
Copa Carmita (campeã)
Brasileiro Regional (vice-campeã)
Campeonato Brasileiro (quinta colocada)
Jogos Escolares da Juventude (vice-campeã)

Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: COB – Arquivo 2018

Mais Popular

To Top