O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, anunciou que as finais do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional de 2023 terão Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). Rozenha, que também é deputado estadual de primeiro mandato, destaca a importância do feito inédito para o futebol local.
“Estamos a pouco mais de três meses na presidência da federação e, desde o princípio nos propusemos a lutar para modernizar o futebol amazonense e resgatar a credibilidade que nosso esporte necessita. O VAR nas finais do Campeonato Amazonense é um feito inédito e de uma importância grandiosa. Nosso futebol está crescendo e isso é apenas o começo”, disse o dirigente.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2023, somente 14 estados fizeram finais de campeonatos utilizando a tecnologia do VAR. A partida entre Manauara e Amazonas, válida pela ida da final do Barezão, que acontece neste sábado (15), às 15h30, no estádio Carlos Zamith, será a primeira na história, em 107 edições do Amazonense, a contar com a presença do VAR. Rozenha revela a grandiosidade da operação para trazer a tecnologia para o estado.
“O VAR é uma tecnologia de ponta usada em competições mundiais que exige um alto investimento. Além de caro é complexo, somente alguns profissionais são capacitados para operar e exige muitas pessoas envolvidas. Por isso, no Brasil, poucas competições utilizam a tecnologia, mas nós prometemos e aqui estamos para cumprir”, afirmou o mandatário, que não mediu esforços para ter o VAR nas finais do Barezão.
No total, serão cerca de 14 profissionais envolvidos, incluindo o suporte responsável pela montagem dos equipamentos e a arbitragem completa, com árbitros de fora do estado e locais que são do quadro nacional. O VAR conta com oito câmeras disponíveis e o custo da operação gira em torno de R$ 100 mil por jogo.
Conteúdo: Assessoria Ednailson Rozenha