lutas

Ricardo Yoshito Amaral, o Pequeno Samurai do jiu-jítsu no coração da Amazônia

O sangue oriental corre nas veias e o talento para o esporte está no DNA. O pequeno samurai Ricardo Yoshito Amaral, de 13 anos, provou que herdou dos ancestrais o dom para as lutas durante o Campeonato Norte/Nordeste de Jiu-Jítsu Esportivo Gi e No Gi 2021. O evento acontece no ginásio Casimiro de Abreu, na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, no período de 3 a 6 de junho.

 

O faixa laranja da equipe White House School Brazilian Jiu-Jitsu foi o destaque de sua categoria na disputa Gi (com quimono), com três vitórias por finalização na competição 12/13 anos Infantil A peso pena. Excelente demonstração de técnica para o atleta que tem ótimas referências em seu staff: Ricardo Amaral, pai; Diogo Dutra, empresário e um dos fundadores da equipe; e Alcenor Alves, professor de jiu-jítsu da academia.

 

“Foi um grande campeonato. Nas duas primeiras lutas eu consegui finalizar bem rápido, com menos de vinte segundos as duas. Na final, o meu adversário (Carlos Cristiano, do Clube Freitas do Mutirão) tinha muita força, mas mesmo assim eu consegui finalizar nos últimos segundos”, disse o campeão.

Inspirou o pai – Yoshito é inspiração para o pai Ricardo Amaral, que voltou a praticar a “arte suave” justamente por causa do herdeiro. “Meu pai estava com 120 quilos e voltou a lutar por causa de mim. Eu tinha uns seis anos e nessa época a luta era mais por recreação, e hoje faço parte de equipe que forma muitos campeões”,  contou o garoto.

 

O pequeno samurai cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental no centro educacional Lato Sensu, uma das melhores instituições particulares do estado. Ele concilia os estudos com o esporte, numa rotina digna dos grandes lutadores.

 

“Meu pai fala que você pode até perder, só não pode desistir. Sou um cara muito raçudo e nunca desisto e é isso que me faz ser campeão de tudo, é o que me faz ser vitorioso”, afirmou o menino prodígio, que é tricampeão mundial,  tricampeão brasileiro, além de ter conquistas em nível sul-americano, pan-americano, regional e estadual.

 

Ancestralidade – Yoshito tem origem oriental. Seus avós vieram do Japão para o Brasil como refugiados no século passado, no período da Segunda Guerra Mundial. Dessa história superação e amor nasceu Melissa Kavati Amaral,  cirurgiã dentista e esposa do doutor Ricardo Amaral Filho, médico de família e comunidade e especializado em Medicina do Exercício e do Esporte.

 

“Como atleta, meu sonho é continuar treinando e ser campeão mundial da IBJJF. Como estudante, tenho me dedicado muito para ser Médico do Esporte e me tornar um grande profissional. Treino demais e estudo demais para alcançar meus objetivos”, enfatizou o Pequeno Samurai da White House.

 

 

Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

 

 

 

 

 

 

Mais Popular

To Top