lutas

Mulheres do AM fazem história no 1º Norte/Nordeste Feminino

Seis lutadoras do Amazonas chegaram ao topo do pódio e alcançaram a glória no 1º Campeonato Norte/Nordeste de Jiu-Jítsu Feminino 2018, disputado no último domingo, 5 de agosto, na quadra de esportes da Uninassau, em Recife. As atletas retornaram à terra natal com as bagagens repletas de medalhas.

As representantes do Estado na competição foram Débora Alves (Nova União, Azul, Médio), Hanna Tavares (Bronx House BJJ, Azul, Pena), Brenda Eduarda (Nova União, Azul, Pluma), Yana Gadelha (Nova União, Roxa, Pesado), Rebeca Rodrigues (Ribeiro/Manfight, Marrom, Pesado) e Sabrina Moura (Nova União, Branca, Meio-Pesado). Todas elas ganharam a medalha de ouro em suas respectivas categorias de peso.

Além da categoria, as meninas competiram também no Absoluto, ou seja, sem limite de peso. Sabrina foi o maior destaque do grupo, conquistando a categoria e também o Absoluto. Já Rebeca ficou com o ouro no peso e a prata no Absoluto Marrom/Preta.

 

Pioneiro na “arte suave”
Em sua primeira edição, o evento foi considerado um marco na história do esporte em Pernambuco. Idealizado e organizado por mulheres praticantes dessa arte marcial, a competição consolida um movimento de afirmação dessas atletas num esporte predominantemente praticado por homens.

Desde o ano passado o Coletivo Jiu-Jítsu Feminino Sem Bandeiras vêm promovendo encontros e debates entre mulheres de todas as idades que gostam e abraçam a modalidade em suas vidas. Dessas mobilizações surgiu a ideia de organizar uma grande competição de nível regional. Mais de 300 atletas participaram do campeonato, incluindo atletas da Bahia e do Amazonas. Para os organizadores, um recorde em eventos dessa natureza nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

 

Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação

Mais Popular

To Top