futebol

Gramados dos estádios de Manaus em manutenção para 2018

Com o encerramento da temporada do futebol local, os estádios Arena da Amazônia, Carlos Zamith e Ismael Benigno (Colina) começam a receber os serviços de revitalização nos gramados. Por conta disso, as atividades nos estádios, administrados pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) estão encerradas este ano. Os campos estarão liberados novamente para eventos esportivos e festivos a partir do dia 20 de janeiro.

O primeiro a receber os serviços de revitalização foi a Colina, no bairro do São Raimundo. Desde segunda-feira (18/12) equipes da empresa Greenleaf estão em campo trabalhando na manutenção do gramado. O serviço deve ser concluído nesta sexta-feira (22/12).



Os trabalhos na Arena da Amazônia começam nesta quarta-feira (20/12) e seguem até a próxima terça-feira (26/12). Já o gramado do Carlos Zamith será revitalizado de sábado (23/12) até sexta-feira (29/12).

De acordo com a Sejel, a revitalização do gramado de 30 dias é um trabalho realizado sempre ao final de temporada e serve para recuperar a grama desgastada.

“Essa paralisação de um mês acontece sempre ao final da temporada e serve para preparar mesmo os campos para as atividades do próximo ano. É um cuidado necessário. O desejo do Governo do Amazonas é que tanto a Arena, quanto o Zamith e a Colina estejam sempre prontos para receber partidas de futebol e outros eventos, por isso o gramado precisa desse tempo maior de manutenção”, comentou a secretária da Sejel, Janaina Chagas.

Ricardo Silva é o engenheiro agrônomo da Greenleaf responsável pelos trabalhos nos gramados dos estádios. Ele explica que os serviços de revitalização duram pelo menos uma semana e que os outros dias servem para recuperar a grama.

“É um trabalho que foi realizado ano passado e foi por isso que o gramado suportou a temporada. Os serviços acontecerão no prazo de cinco dias, após isso os gramados serão irrigados diariamente para uma completa e eficiente recuperação. Este trabalho é feito de forma minuciosa para que a grama suporte toda a temporada de jogos do próximo ano”, comentou o engenheiro.

Serviços realizados:
Descompactação – servirá para deixar o piso mais macio.
Aeração – servirá para melhorar a oxigenação do sistema radicular do gramado, desobstruir as passagens.
Topdressing – aplicação de uma camada de areia para regularizar o nivelamento superficial.
Aplicação de fertilizantes – líquidos e granulados

Texto: Asscom Sejel
Fotos: Mauro Neto / Sejel

Mais Popular

To Top