Autoridades, amigos, familiares, fãs e amantes do futebol estiveram presentes no velório do ex-técnico e fundador do América Futebol Clube, Amadeu Teixeira, para prestar a última homenagem. O velório aconteceu nesta quarta-feira, 8 de novembro, no ginásio Poliesportivo do Amazonas, que voltará a ser chamado de Arena Amadeu Teixeira.
O ex-técnico e fundador do América Futebol Clube faleceu na noite de terça-feira, 7 após ter falência múltipla dos órgãos. Amadeu Teixeira estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular na zona Centro-Sul Manaus, desde o dia 10 de setembro. Ele teve o pulmão perfurado por uma das três costelas fraturadas após um acidente doméstico.
Amadeu Teixeira é um dos nomes mais marcantes do futebol amazonense. Historicamente, foi o técnico que ficou mais tempo à frente de uma equipe. Comandou o América de Manaus por 53 anos. Por conta disso, entrou para a história do futebol mundial ao superar Alex Ferguson, um dos treinadores mais vitoriosos de todos os tempos.
Amor pelo futebol
Desempenhar com amor aquilo que fazia era uma marca do senhor Amadeu. Foi o que disse o técnico de futebol Sérgio Duarte, ex-comandante do time feminino do Iranduba da Amazônia.
“É uma grande perda por tudo aquilo que o senhor Amadeu fez pelo futebol amazonense, pelo legado que ele deixa, que é o de quem desempenha as coisas com amor, faz porque ama a profissão. Ele foi um exemplo disso ao povo que sempre acompanhou o futebol do Amazonas. Eu desejo que Deus conforte o coração da família”, disse Duarte.
Com muita dedicação no que fazia, Amadeu sempre foi fonte de inspiração a quem se inseria no meio do futebol. Aderbal Lana, figura muito representativa do esporte, falou do amor e do exemplo que ele deixou.
“Falar de Amadeu é redundância. Ele deixa um exemplo de amor, carinho, de vontade de ver o nosso futebol sempre crescendo. Infelizmente, faleceu em um momento delicado para categoria. Mas, deixa um legado muito positivo e que precisa ser tomado como exemplo e com muita consciência a todos que lideram equipes de futebol aqui. É uma perda irreparável”, comentou o técnico campeão estadual de 2017 pelo Manaus FC.
A titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Janaina Chagas, esteve no local e cumprimentou os familiares e amigos do eterno técnico do América. Ela falou do privilégio que o Amazonas teve em ter o ex-comandante como um dos escritores da história do esporte.
“O comando de Deus é superior. A missão do senhor Amadeu foi deixar esse exemplo bonito e que será, sem dúvidas, eternizado pelos amigos do futebol e pela própria família que é fortemente ligada ao esporte. Para o Amazonas, foi uma honra ter tido uma pessoa como o senhor Amadeu nas páginas do futebol amazonense. Ficamos muito tristes com a perda. Estamos de luto porque o esporte perdeu um dos seus nomes mais importantes. Mas sabemos que ele será um anjo que, lá de cima, irá proteger, inspirar e incentivar o futebol”, disse a secretária.
Texto: Asscom/Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel